Notícias

Novo cd 'Planta e raiz'

16-12-2010 03:00
É isso aí Reggeiros e Reggeiras de todo o Brasil! Chegou o novo cd do 'Planta e raiz',que se chama a 'Manifestação do amor'. Produzido por 'Tato' do 'Falamansa', o album conta com 13 faixas inéditas. Você pode conferir através do site oficial da banda: www.bandaplantaeraiz.com.br . Ficou ótimo....

Site aberto ao público

16-12-2010 02:59
Aqui você vai estar sempre atualizado sobre o Reggae de Raiz. Sempre com novas notícias, enquetes criativas, imagens exclusivas, vídeos maneiros, entrevistas recentes. Enfim...a partir de agora, aqui é o seu 'point' do Reggae Roots!

Entrevista Quentinha

Tippa Irie fala ao site norte americano 'Reggae News', leia na íntegra aqui,confiram:

Tippa Irie (nascido Anthony Henry, de Londres de 1965) é um dos mcs do Reino Unido dancehall mais aclamados da fundação. Ele primeiro ganhou destaque no lendário sistema de som Saxon no início dos anos 80 e atravessou as paradas de sucesso com o hit single Olá Darling em 1986. Desde então, ele tem colaborado com estrelas internacionais do mundo do reggae, hip hop, pop e R & B. Angus Taylor falou com ele enquanto ele estava descansando a perna após um acidente no palco, no Verão de 2009.

Seu pai tinha um som. Você estava sempre indo para a música ou alguma vez pensou outra linha de trabalho?

Necessidade faz você considerar uma outra linha de trabalho! (Risos) Quando eu saí da escola eu estava fazendo trabalho de construção. Eu fiz reboco por cerca de dois anos, a mistura de cimento, fazendo o trabalho de parto. Minha mãe me pegou esse trabalho: sexta-feira eu saí da escola, segunda-feira eu estava mistura de cimento. Eu fiz isso por dois anos e então eu fiz minha primeira música e depois eu comecei a fazer progressos no Saxon e sons e que por isso eu disse, "este é para mim. Este é o caminho que eu quero ter ". Então, quando eu me tornei um músico de tempo inteiro, não poderia me ver fazendo outra coisa. Este é o meu destino.

Tippa Irie

E quem foi sua maior influência musical na época?

Eu tenho que dizer U Roy, porque ele foi o primeiro deejay. E então eu costumava ouvir o brigadeiro Jerry e as pessoas gostam Josey Wales, Charlie Chaplin, eu gostava de os caras quando eu era mais jovem. Pessoas como Papa San, Professor Nuts, tenente Stitchie, todo o tipo aqueles caras do veio da minha época.Então, mais tarde, o humor de Yellowman e as pessoas que. Mas, então, inspirou as pessoas como elas me inspiraram. Então foi uma coisa boa, porque eu vi esses caras chat minhas letras e ouvi-los conversar letras que eu escrevi. Isso é uma bênção quando coisas acontecem porque você sabe que o que você está fazendo é realmente tocar seus pares.

Há algumas divergências na literatura reggae sobre quem inventou o "rápido bate-papo" estilo. Qual a sua opinião sobre isso?

Foi um cara chamado Peter King. Eu acho que ele era o único que realmente fez isso primeiro e depois Papa Levi. Isso é como costumava correr ao redor saxão.Se alguém veio com algo que era único, em seguida, mais todo mundo que estava em torno do som iria criar uma coisa semelhante em seu próprio estilo. Então eu acho que D. Pedro era mais como o criador do que isso. Ele foi o único desse tipo de ela reforçou-se "eu puro, doce-me, eu sei como fazê-lo fi." Ele meio que o levou para cima, porque estava conversando sobre esse tipo mais descontraído da coisa.Quero dizer, na Jamaica era como U Roy e os caras foram muito descontraído e, em seguida, quando mcs Saxon veio nos levou até outro nível porque acelerou as coisas. Mas, em seguida, Peter King, na verdade veio com esse estilo e, em seguida, Levi tornou internacional, com Mi God Mi King. Então eu acho que nós éramos os únicos que vieram com ele primeiro rei, mas Pedro foi o criador desse estilo bate-papo.

E quem foi o primeiro a conversar com um sotaque britânico?

Bem, isso é um pouco mais difícil, porque estávamos na Inglaterra por isso é como nós, como artistas do Reino Unido ou deejays do Reino Unido, estamos habituados a ouvir a Jamaica, obviamente. Mas sempre tivemos a nossa própria identidade, por assim dizer que há uma pessoa em particular é um pouco de uma coisa difícil.Porque Smiley tinha o seu estilo e ele decidiu vir para cima com o estilo chamado Tradução cockney, para lhe mostrar a diferença entre a forma como gostaríamos de falar de alguém do East End, você sabe o que eu quero dizer? Mas estamos habituados a ter as nossas próprias palavras, e as nossas próprias coisas que estamos habituados a ver na tv "o homem da Del Monte diz" sim ", Saxon é o melhor" ou coisa parecida. Então eu não sei quem foi o primeiro realmente! (Risos) Isso só aconteceu um bocado! Porque você escrever sobre coisas que você vê e isso é o que nós fizemos em torno de Saxon. Seja qual foi a coisa que estava acontecendo. Foi como o News at Ten em torno do nosso som, porque o que foi o tema ou o evento principal no momento, seja Brixton motins ou Deptford fogo, as coisas ruins que aconteceram na comunidade ou coisas que a gente queria rir e fazer piadas sobre, gostaríamos de escrever sobre ele. Pode ser sobre qualquer coisa. Poderia ser Rupert O urso! Eu tenho uma letra sobre Rupert O urso: Eu não sei como ou por quê?? Rupert O urso era popular quando estava crescendo e é isso que estamos habituados a fazer.

Qual é a sua melhor lembrança dos dias Saxon?

(Pensa) Wow .. que é uma boa pergunta. Porque não havia tantas danças que você sabe? Eu acho que quando nós ganhamos o embate mundo? Saxão venceu o confronto mundial em '93 '94? Acho que foi em Milton Keynes ou algo parecido e nós ganhamos um choque tão grande mundo que foi uma boa noite e uma noite agradável. Eu acho que teria que ser isso.

Tippa Irie

No ano passado você fez uma música com Hifi Mungus. Como isso aconteceu?

Oh yeah! Os caras na Escócia. Basicamente, eles me contratou para fazer alguns shows na Escócia com eles. Então eu fui até lá e fizemos alguns shows em Glasgow e Edimburgo penso em alguns dos locais com eles e nos dávamos muito bem. E eles disseram: "Tip, nós fizemos essa trilha e você poderia colocar algo sobre ele?" Então, eu concordei e fiz a minha Ruff Mi Tuff para eles e eles eram o homem legal. É assim que acontece muitas vezes, empregam-me para fazer um show e quando estou lá em cima eles dizem "nós temos esse ritmo". E nós realmente fizemos uma coisa na Radio 1 no show de Ras Kwame, juntamente com a Top Cat e Tenor Fly e que era bom e eu não ouvi falar deles desde então. Mas, sim, gente boa. Tive um bom momento lá em cima e fez algo para eles e colocá-la em seu álbum.

Você teve sucesso com Olá Darling. Você nunca teve medo do pop em sua carreira.

Nah! É como eu disse: você fazer música. Porque às vezes você quer "mantê-la real", como se fosse, mas às vezes mantendo-o real não pagar as contas. E não é como se você estivesse perdendo sua auto-estima, porque as pessoas realmente gostam Olá Darling. As pessoas da minha cultura e para o mainstream, se quiser, eles gostam do som dele e como a vibe dele. Foi realmente uma música popular na Jamaica. Assim, no final do dia, para mim, eu apenas tento fazer música. O que sai sai. Talvez eu teria ido muito mais longe se eu fosse mais cuidadoso com a minha música ou mais controlado? Mas o que eu acho é que se alguém vem a mim com uma idéia, e eles estão me pagando, eu vou escrever o que sinto e dar a eles. E se eles amam e estão felizes eu acabei de dizer: "Vá e faça do seu jeito"! Vou deixá-los ir em frente e misturá-lo e fazer as suas coisas e vai por aí. O que eu costumava fazer é fazer um monte de projetos diferentes para pessoas diferentes e, em seguida, fora de todos os projetos que eu tinha acabado de colocar um álbum juntos. Mas o meu novo álbum com o Extremo Oriente Band é um álbum onde eu tenho o tipo de controle tomadas de tudo. Mesmo que eles me mandaram as faixas que eu realmente sentei e fisicamente escreveu a coisa toda ao invés de fazer um projeto para essa pessoa aqui, essa pessoa de lá, é um projeto que estou fazendo fisicamente com alguém que você conhece? Acho que é porque ela pode ser o meu melhor trabalho.

Um monte de música moderna saindo da Jamaica é muito pop e alguns fãs de reggae europeus não obtê-lo. O que você acha dos modernos estilos jamaicano?

Bem, isso depende, porque há diferentes tipos de produtores. Há Don Corleon que faz com que alguns gota e depois ele faz o dancehall coisas que ele faz com Sean Paul. Então há o gênio, filho de Freddie McGregor, que faz isso ... Eu suponho que você gosta de chamá-lo de música dancehall. E então você tem a cabeça mais idoso como Bobby Digital Kelly e Dave em Madhouse. Alguns dos que eu gosto, algumas das quais eu não gosto. Música é música, algumas delas são hits e algumas delas não são, algumas delas são boas, algumas delas não é. Trata-se de opiniões e na minha opinião é bom quando você tem o direito artistas. Eu gosto de um monte de coisas que Morgan Heritage e grupos como o que fazer, e alguns deles não é aqui ou ali e eu posso pegar ou largar. Eu gosto de um monte de coisas que Salsicha e eles fazem, vocês sabem Big Yard, sua gravadora. Acho que eles estão tentando fazer coisas que não são apenas a norma, como Bad Man Don't Cry. A forma como eles colocam esses tipos de coisas, eu acho que eles estão tentando alcançar as massas.

Você é maior do reggae agora?

(PENSA) Yeah. Eu diria que porque eu trabalho com grupos como Sublime, que são como grandes grupos de rock, e com o Black Eyed Peas, todos estes tipos de grupos de hip-hop. Mas não é como "Eu sou maior do reggae" - Acabei de fazer música. As minhas raízes são de reggae por isso vou sempre fazer reggae, porque esse é o meu pão e manteiga. A maioria do meu trabalho é de pessoas que querem me para tocar em seus sistemas de som. Idealmente, eu gostaria de estar fazendo todas as grandes festas com a minha banda (e eu fiz a maioria deles ao longo dos anos). Mas eu só quero ser capaz de ensaiar com a minha própria banda, a turnê com minha banda e meu próprio conjunto de modo que eu possa me dar 100 por cento como eu quero. Uma grande parte do tempo por causa dos orçamentos, eu tenho que fazer sacrifícios e às vezes afeta o meu desempenho.Como o outro dia quando eu machuquei meu pé na Sardenha. Eu vôo para a Sardenha, enviar os caras lá da minha música, e, então, quando você chegar lá, eles não estão tocando a música na cassete que você enviou. E então você pode ter um dia de ensaio e, em seguida, no dia seguinte é o espetáculo. O ensaio pode ser ótimo, mas depois, porque é apenas um dia, quando vem para o show, eles não me lembro o que você fez no ensaio, não é tão apertado, por isso seu show é afetado. Mas, infelizmente, por causa da escala da posição que você está dentro ou as circunstâncias, tenta acomodar o promotor, porque eles não têm os fundos para fazer a mim ea minha banda completa. Eu não sou grande como Beres Hammond.Beres pode retirar uma certa quantidade de pessoas que ele possa dar ao luxo de ter a sua banda bem ensaiada. Mas para muitos dos artistas que o downscale, é difícil para nós fazer isso. E às vezes é como se você for pego no meio. Eu posso furá-lo e dizer "se eu não estou recebendo este nada, então eu não estou fazendo", mas então você não tem nenhum trabalho! Portanto, não é tão simples como as pessoas pensam e, por vezes, a música sofre por causa disso. E você não está se sentindo bem dentro de você porque você sabe que não está tocando a música como ela deve ser tocada. Não é certo, mas se você não fizer isso, por vezes, em seguida, os meses passam e você não ter nenhuma Shows e eu tenho que pagar estas contas! (Risos) Se você mora em uma casa bonita que você tem que pagar por isso! (Risos)

 

Entrevista de Taylor Angus